“Quem vê cocô não vê alergia”
Qual destes cocôs você acha que pertence a um bebê com alergia ao leite de vaca?
Será que dá para diferenciar?

Cocô com muco? Com sangue? Muito amolecido?

A alergia ao leite de vaca pode apresentar sintomas varíveis que vão desde anafilaxia até uns sanguinhos no cocô.

E as alergias alimentares estão cada vez mais frequentes. Mais frequentes também estão nas hipóteses de pais e pediatras.

“- Ai doutora, será que não é alergia?”

Se tem uma coisa que aprendi muito com a minha mestra Renata Cocco, é que trabalhar com alergia alimentar significa muuuuuuito mais devolver alimentos do que tirar.

Perae pessoal, alergia é frequente mas nem tanto como vocês pensam. E ela é sincera e honesta: se é alergia, quando comer vai ter sintoma. Quando não comer não vai.

Mas tem muita informação né?! Tem eu aqui pondo fotos de cocô só para vocês investigarem mais os cocôs dos bebês!

E se eu disser que nenhum desses cocôs é de alergia? Engraçadinha né? Só um desses cocôs é de um Alergico a Leite de vaca. Dá para descobrir pelo cocô só?

Não! Porque diarreia (e olha que é muuuuuuuito difícil definir diarreia em bebe que mama leite materno), muco e sangue isolados não contam história nenhuma.

Segurem a ansiedade de dar um diagnóstico que vai impactar na saúde física e mental de uma família de formas que vocês nem imaginam.

Às vezes o diagnóstico não é fácil, eu sei mas procurem ajuda. Estudem, discutam com colegas, gritem para mim. Vamos com calma. #alergia#anacarolinarozalem#alergiapediatrica#pediatria#alergista#imunologia

SOBRE A AUTORA

Ana Carolina Rozalem Reali é médica pediatra, alergista e imunologista. Atende crianças e adultos com doenças alérgicas em busca de melhor qualidade de vida.